SISTEMA START STOP: ENTENDA O FUNCIONAMENTO

SISTEMA START STOP: ENTENDA O FUNCIONAMENTO

O Start Stop é um sistema que tem como principal característica desligar o motor de forma instantânea quando o carro encontra-se parado por alguns segundos e voltar a ligá-lo assim que o pedal de freio é aliviado. Há poucos anos atrás, apenas veículos importados como os das marcas Audi, BMW, Mercedes, Land Rover e Volvo possuíam este sistema, mas desde o ano de 2014 diversas montadoras nacionais já disponibilizam esta função em seus veículos, visando principalmente proporcionar economia de combustível.

Para que o Start & Stop possa entrar em funcionamento existem algumas regras. O veículo, por exemplo, precisa estar parado e com a rotação do motor em marcha lenta.

No caso de carro com câmbio manual, o pedal da embreagem deve estar acionado, já para automóveis que possuem câmbio automático, o freio deve estar pressionado e, além disso, a temperatura ambiente e do motor devem estar dentro do normal para que o sistema entre em funcionamento.

O objetivo deste sistema é diminuir o consumo de combustível e, consequentemente, reduzir a emissão de poluentes diante de um cenário em que o apelo econômico e ambiental é cada vez mais levado em consideração.

Sobre o funcionamento do ar condicionado:

Durante a parada do veículo em um semáforo, o compressor do ar-condicionado é desligado junto com o motor. Assim, o sistema passa funcionar só com a ventilação, que às vezes pode ser suficiente para manter o conforto climático na cabine por um tempo tão pequeno quanto a duração da luz vermelha do sinal. Mas há estratégias diferentes usadas pelas montadoras nessa situação. A Fiat por exemplo, programou o Novo Uno para religar o carro após 60 segundos parado, com o intuito de garantir maior conforto. O fato do ar condicionado ser digital é indiferente: ele é desligado como o convencional quando o sistema start-stop está em funcionamento.

Assim como qualquer outro sistema ou componente eletrônico existente no veículo, como os Freios ABS e Air Bag por exemplo, podem ocorrer falhas no sistema Start/Stop, como defeitos em sensores, fusíveis ou qualquer outro componente elétrico. Caso o sistema apresente qualquer avaria, é normal acender algum alerta no painel do veículo indicando a existência de algum problema, neste caso deve-se procurar uma oficina especializada para verificação.

Veja as oficinas que prestam este serviço

MANDALÁ

  • Telefone: (011) 5531-4102
Endereço: Rua Guararapes, 502 - Brooklin Paulista, São Paulo - SP, Brasil
SISTEMA START STOP: ENTENDA O FUNCIONAMENTO

M8 SERVIÇOS AUTOMOTIVOS (YANCAR)

  • Telefone: (011) 2348-8511
Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 1195 - Pacaembu, São Paulo - SP, Brasil
SISTEMA START STOP: ENTENDA O FUNCIONAMENTO