4 Dicas para Deixar a Pintura do Seu Carro Mais Bonita por Mais Tempo

4 Dicas para Deixar a Pintura do Seu Carro Mais Bonita por Mais Tempo
Postado em: 16 de agosto de 2015
Compartilhe

Quem tem um automóvel quer sempre que ele esteja bem apresentável, não importa para onde ele vá. Como a pintura é um dos itens que mais chama a atenção em um veículo, é comum se procurar formas de deixa-la sempre brilhante e atraente.

A realidade, porém, é que cuidados com a pintura vão além da aparência: se ela estiver muito opaca ou com sinais de ferrugem, ela pode acabar prejudicando a carroceria e assim danificar diversas partes do carro. Para garantir que a pintura de seu automóvel esteja sempre em perfeito estado, confira as dicas a seguir:

1 – Lave o veículo com os produtos corretos

Lavar o carro com regularidade, ou fazer a famosa higienização, permite aumentar a vida útil da carroceria e evitar que a pintura seja danificada. Mas para isso, a limpeza deve ser realizada com os produtos corretos e um ambiente fechado.

O ideal é evitar qualquer produto com solventes à base de petróleo, bem como detergente e sabão em pó. Não use esponjas, pois elas podem causar pequenos arranhões na pintura. Por isso, procure comprar produtos em locais especializados quando for realizar uma higienização automotiva e garanta que o visual do seu veículo não seja prejudicado.

2 – Evite deixar seu carro no sol

Quando for estacionar seu carro, busque sempre locais com sombra ou um garagem que evitem que o sol atinja o veículo diretamente. Os raios solares são um dos principais causadores do desgaste na pintura e devem ser evitados sempre que possível, pois os raios UV retiram o brilho natural da tinta.

O cuidado deve ser ainda maior com veículos pretos ou de cores escuras, uma vez que eles absorvem mais calor e são mais afetados por essa adversidade. Caso seja impossível deixar o carro em uma garagem, uma boa opção é utilizar uma capa protetora. Ela não substitui a proteção de um local fechado, mas pode ajudar a manter a pintura com seu brilho natural quando o carro fica estacionado em um lugar aberto por um curto período de tempo.

3 – A cera é amiga do seu carro

Só há uma forma de deixar seu automóvel realmente brilhante: utilizando as ceras automotivas. Além de melhorar a aparência do veículo, elas costumam possuir substâncias que ajudam a proteger a lataria dos raios UV, criando uma leve camada de proteção. Pode-se aplicar a cera com regularidade, uma vez a cada quatro meses ou menos.

4 – Tome cuidado ao abastecer

Pouca gente sabe, mas o combustível utilizado para abastecer o carro também pode danificar a pintura. Isso ocorre porque o etanol, a gasolina e o diesel possuem pequenas partículas que são capazes de estragar a lataria, caso ela seja exposta a essas substâncias.

Por isso, deve-se sempre procurar abastecer em locais de qualidade e verificar se o frentista não derramou combustível no carro. Caso isso ocorra, peça para que ele limpe o local com um pano e água no mesmo momento. Dessa forma, é possível evitar que quaisquer problemas surjam na pintura e seu automóvel continuará com o visual de um carro novinho em folha.

Gostou das dicas passadas neste artigo? Se a resposta for sim, temos uma boa noticia para você! Acesse já nossa página Guia do Carro, pois você encontrará mais informações relevantes.