5 DICAS PARA COMPRAR UM CARRO SEMINOVO

5 DICAS PARA COMPRAR UM CARRO SEMINOVO
Postado em: 12 de julho de 2016
Compartilhe

Está pensando em comprar um carro seminovo, mas não sabe exatamente o que avaliar na hora de conhecer o veículo? É fundamental ter alguns cuidados nesse processo para não acabar investindo em um veículo roubado ou que possa ter problemas mecânicos futuramente.

Por isso, confira no artigo de hoje 6 dicas para comprar um carro seminovo e evitar dores de cabeça!

  1. Confira os vidros e acessórios do veículo

O primeiro passo é fazer uma análise visual do automóvel para identificar que ele apresenta algum sinal de que foi recuperado do sinistro ou teve peças originais trocadas.

Portanto, olhe primeiramente se todos os vidros possuem uma inscrição com o número do chassi do automóvel.

Se essas inscrições não estiverem presentes, você já consegue saber que nem todos os acessórios do carro são originais e há chances dele ter sido recuperado de um sinistro.

Outra análise rápida é checar se a pintura tem alguma imperfeição como diferença de tonalidades ou textura que indiquem possíveis recuperações na chapeação.

  1. O que analisar na mecânica do carro?

Além disso, você pode pedir o vendedor para levantar o carrro, sem medo de se constranger, pois isso pode te ajudar a identificar problemas na suspensão e na soldagem das longarinas.

Qualquer dano nessa estrutura do veículo pode indicar alteração das configurações originais, rebaixamento ou recuperação de batidas de grande proporção.

Outra dica é abrir o capô e verificar o funcionamento do motor: evite veículos com fumaça densa e coloração escura, com presença de vazamento de óleo nas juntos ou ruídos incomuns.

Durante a análise, peça também para ligar o carro e faça isso com a marcha lenta, ouvindo com atenção os ruídos da cabine e a vibração do volante e da alavanca de câmbio.

Verifique se há folga no pedal de freio e a embreagem. Se a embreagem estiver muito dura ou muito mole, você provavelmente terá problemas com ela futuramente.

  1. Qual é o melhor local para comprar um seminovo?

O mais indicado é comprar seu seminovo em lojas ou concessionárias, pois elas já fazem um “pente fino” das coisas básicas essenciais de um veículo e não costumam pegar carros recuperados do sinistro ou com bloqueios administrativos.

Porém, caso você tenha encontrado o veículo ideal por um vendedor na internet, por exemplo, tenha um mecânico de confiança para analisar todos os detalhes do automóvel.

  1. Como descobrir se o carro já sofreu um acidente?

Um dos maiores medos de qualquer comprador é adquirir um seminovo que passou por uma enchente ou sofreu um acidente.

Por isso, um jeito de identificar esses veículos é olhando se há irregularidades no alinhamento das portas, capô e porta-malas, além de mudanças de tonalidade na pintura. Os parafusos das portas e tampas também podem falar muito sobre o carro, já que os modelos de fábrica geralmente são da cor da carroceria, portanto os que são de outros tons podem ter sido trocados.

Já para identificar se o carro passou por uma enchente, observe se você encontra muitos sachês perfumados no veículo. A enchente deixa um cheiro de poeira e mofo muito fortes no carro, que não saem facilmente, portanto, o vendedor pode estar tentando encobrir isso.

Para tirar a dúvida, vale verificar se embaixo do estepe a lataria está um pouco podre ou se você encontra equipamentos como macaco e chave de roda enferrujados.

  1. Manual e documentos

Por último, sempre lembre que o manual do veículo não serve apenas para ensinar sobre os itens dele, nele é possível entender o histórico do carro que você está comprando.

Nas últimas páginas do manual você vai encontrar as etiquetas de revisão da concessionária, por isso, veja se todos os selos estão preenchidos e se a periodicidade delas está correta.

Se o veículo vendido não possui um manual, isso já não é um bom sinal, pois o consumidor pode estar tentando encobrir o histórico do carro.