Carros em teste com painel solar para lançamento em 2021

Postado em: 05 de setembro de 2018
Compartilhe

A nova tecnologia da energia solar já está sendo utilizada em residências, indústria e até em carros. Uma nova fonte de energia sustentável e infinita que tem deixado muitas pessoas curiosas e servindo de incentivo para projetos, como exemplo, os carros movidos a energia solar. Conheça aqui os carros em teste com painel solar para lançamento em 2021.

Carros com painel solar é o novo projeto para 2021

Prius I

A Toyota está fazendo ondas testando a energia solar em seu novo modelo de carro, o Prius l, o qual será movido a energia solar, mas no final do dia, ainda será um carro híbrido com um motor a gasolina. Duas startups européias, no entanto, estão procurando começar a produzir carros elétricos suplementados com energia solar em dois anos.

Sion 

Esse modelo pertence a startup alemã Sono Motors GmbH, é um carro elétrico movido a energia solar que pode ser alimentado tanto via rede elétrica convencional quanto pela eletricidade gerada pelas células solares. 

Os painéis solares são incorporados discretamente no chassi do carro; embora visíveis, contribuem para o visual, em vez de prejudicá-lo.

O projeto prevê 248 células solares que podem gerar até 1,2 kilowatts por dia, o que se traduz em 34 quilômetros (21 milhas) de alcance. Quando sua bateria está totalmente carregada, a bateria de 35kWh da Sion pode durar 250 km (155 milhas), e pode chegar a 140 km/h (87 mph).

Lightyear One 

As curvas deste sedan de cinco lugares proporcionam um arrasto aerodinâmico incrivelmente baixo. Esta redução na resistência do ar ajuda a dar a este carro um alcance de quase 500 milhas com bateria sozinho – 130 quilômetros a mais do que o Tesla S.

Isso é amplificado por 16 pés quadrados de células solares, embutidas no teto e capô do carro, que fornecem 7,5 quilômetros por hora de alcance adicional à medida que você dirige. Lightyear One é mais sobre o alcance do que a potência do motor bruto. Tem tração nas quatro rodas e pode acelerar de 0 a 100 km em 8 segundos.

O fabricante, Lightyear, é uma startup holandesa formada pelo Solar Team Eindhoven, um grupo de estudantes de engenharia da Universidade Técnica de Eindhoven que competiu no World Solar Challenge com seus carros solares com energia positiva Stella e Stella Lux – carros capazes de produzir mais energia elétrica do que eles poderiam usar.

Embora as entregas comecem no início de 2021, a empresa alerta para um lento aumento. As primeiras 100 unidades já estão reservadas e está fazendo reservas para outros lotes a serem feitos posteriormente.

Sobre os carros movidos a energia solar

É um conceito interessante: deixar o carro do lado de fora quando está ensolarado, e no dia seguinte ele tem bastante combustível para uma viagem curta, além disso, a energia solar é ainda mais ecológica do que a energia da bateria. Além de ser econômico e sustentável, o que contribui para diminuição da poluição por gases liberados na atmosfera que agravam o aquecimento global.