Cera e polimento automotivo: é necessário? Entenda as vantagens

Postado em: 18 de março de 2020
Compartilhe

Com qual frequência você encera o seu carro? Talvez uma vez a cada seis meses? Mais do que isso? Bom, e se dissermos que as vantagens da cera e polimento mostram que o melhor é realizar o procedimento mais vezes?

O ideal é passar a cera e o polimento automotivo no carro a cada 30 dias (para veículos que ficam muito no sol) ou a cada 45 dias (para automóveis que ficam mais na garagem).

No entanto, existe uma técnica fácil para saber se é ou não a hora de encerar o veículo: jogue um pano limpo e macio no capô. Se deslizar, é porque ainda há cera. Se não, é hora de fazer o procedimento.

Mas quais são, afinal de contas, as vantagens da cera e polimento? Veja abaixo!

A proteção é a principal das vantagens da cera e polimento

Você sabe qual é a função de passar cera e polir o seu carro? Talvez não. Afinal, tem muita gente que haja que o produto serve apenas para o automóvel ficar bonito.

No entanto, isso não é verdade. Na realidade, uma das principais vantagens da cera e polimento é justamente a sua função protetora da pintura do carro.

A cera funciona como uma espécie de camada que fica acima da tinta e impede que sujeiras ou a luz do Sol penetrem na pintura do carro.

Por isso, ela evita que a tinta se gaste com o tempo. Além de ficar feia, a tinta gasta traz sérios problemas de segurança estrutural do automóvel.

Ao perder sua eficácia, a tinta perde também a impermeabilidade que oferecia ao automóvel, o que faz com que o carro fique mais vulnerável a umidade.

A água, que pode penetrar na lataria, gera ferrugem, o que torna o veículo altamente perigoso e instável.

Por isso, é importante usar a cera para evitar esse cenário de risco e manter seu carro sempre protegido.

 A economia com as lavagens também deve ser citada

Seu carro fica sujo com frequência? Então experimente passar uma cera nele. Logo você notará uma economia substancial com as lavagens feitas no automóvel.

É fato que lavar um veículo é um processo caro. Em primeiro lugar, não é barato levá-lo a um lugar onde oferecem cuidado profissional de carro.

Em segundo lugar, mesmo que você faça a lavagem em casa, há o custo da água, dos produtos e do serviço em geral.

Por isso, é interessante diminuir o número de lavagens do carro para economizar consideravelmente.

Uma das vantagens da cera e polimento é que esses produtos ajudam nisso. Como criam aquela camada protetora, eles evitam que a sujeira penetre na tintura e fazem com que a lavagem seja menos necessária.

A beleza do automóvel não deve ficar para trás na lista

Nós não abordamos isso em primeiro lugar, mas é um fato que uma das vantagens da cera e polimento automotivo é que o carro fica mais bonito assim.

Pode até ser que você goste mais de um automóvel opaco (e tudo bem com isso) mas, no geral, o carro brilhante tende a ser esteticamente mais agradável.

Além disso, quando oriunda da ausência de cuidado, do ressecamento da tinta e do efeito do Sol na pintura, a opacidade do automóvel não é bonita e dá uma impressão de negligência.

Por isso, é essencial passar a cera e o polimento automotivo pelo menos a cada 30 ou 45 dias no automóvel. Assim, evita-se que a luz do Sol danifique a aparência do veículo e ele fique mais bonito.

A valorização do carro também é uma das vantagens

Nem todo motorista compra um carro pensando em revendê-lo. No entanto, é fato que ao redor de 700 mil automóveis usados são comercializados mensalmente no país.

Por isso, dá para dizer que há um mercado vivo de carros usados e seminovos no Brasil. Tanto é assim que é hábito dar o seu usado como entrada na compra de um carro novo.

No entanto, é fato também que você só consegue um bom negócio nesse tipo de oferta se o seu carro for bem cuidado. Se ele tiver a pintura desgastada e parte da lataria enferrujada, você sequer conseguirá vendê-lo, quanto mais por um bom preço.

Por isso, uma das vantagens da cera e polimento é que ela ajuda a conservar a qualidade do automóvel e deixá-lo mais valioso para o mercado.

Quando você for vender o carro, portanto, ele terá sofrido uma desvalorização menor e estará mais perto do valor da Tabela FIPE, o que pode garantir um financiamento mais barato na compra de um automóvel novo.

E aí, viu só como existem muitas vantagens da cera e polimento automotivo? Com esses produtos, é possível proteger seu carro de muitas formas, deixá-lo mais valioso e bonito, além de gastar menos com a sua manutenção.

Você costuma encerar seu carro com frequência? Conte pra gente nos comentários abaixo!