Como comprar carro com CNPJ: saiba se vale a pena

Como comprar carro com CNPJ: saiba se vale a pena
Postado em: 11 de junho de 2020
Compartilhe

Você sabia que é possível comprar carro com CNPJ e ganhar um substancial desconto no valor da aquisição do automóvel? Pois é. Tanto é assim que as chamadas vendas diretas (quando esse tipo de acordo acontece) estão crescendo consideravelmente.

Por isso, quem tem um CNPJ em seu nome pode se interessar por comprar um automóvel por esse modelo de negócios para poder pagar menos. Isso é especialmente válido para quem trabalha como motorista de aplicativo.

No entanto, será que vale a pena comprar carro com CNPJ? Quais são os lados negativos e positivos disso? É o que veremos a seguir! Por isso, siga a leitura do artigo abaixo!

Como comprar carro com CNPJ?

A possibilidade de ganhar descontos ao comprar carro com CNPJ é um dos principais atrativos para quem tem MEI ou é PJ e precisa de um automóvel para o seu trabalho (ou para ir até o local onde se executa as funções).

O procedimento não é muito complexo ou difícil de entender. Basicamente, o mecanismo incentiva os empreendedores a comprar carros para usar em seus trabalhos, movendo a roda da economia: ao mesmo tempo que eles podem se locomover mais facilmente, ainda geram empregos e faturamento para a montadora e a concessionária.

Para isso, basta ir até a concessionária ou a fabricante (depende de cada marca) e apresentar o contrato social da sua empresa, além da sua inscrição estadual. Para completar, será necessário apresentar alguns outros documentos, dependendo de cada modelo ou marca escolhidos.

No entanto, pode ficar tranquilo pois os documentos não são muito difíceis de obter. Eles são exigidos só para garantir a veracidade de algumas informações e as suas condições para poder pagar o automóvel.

Depois de apresentados os documentos, você poderá usufruir dos descontos oferecidos pelas montadoras e concessionárias. Eles podem ser de 2,5% do valor do veículo até 30% do seu preço de mercado, dependendo das condições. Isso porque é possível zerar o ICMS e o IPI do veículo.

Quais as vantagens e desvantagens disso?

Para saber se vale a pena comprar carro com CNPJ, é importante analisar as suas vantagens e desvantagens. Além disso, é essencial também pesar o seu contexto e ver o que é mais importante para o seu caso.

Veja a seguir algumas das vantagens de comprar carro com CNPJ!

Mais barato

Com a possível isenção do ICMS e do IPI, comprar um carro com um número CNPJ é bem mais barato. Na situação menos vantajosa, o desconto é de 2,5%. Já na melhor situação, o desconto é de quase um terço do automóvel.

Carro 0km

O desconto obtido na compra do carro com CNPJ só vale para automóveis 0km. Isso significa que você terá de escolher por um veículo novo, de qualidade, para usufruir do benefício.

Melhor valor

Como você receberá um desconto de até 30% do valor do automóvel, poderá escolher por um carro que é um pouco mais caro que o que você poderia pagar inicialmente, pois a isenção tributária compensará esse aumento de valor.

Desvantagens de comprar carro usando um CNPJ

A seguir, algumas das desvantagens desse tipo de negócio!

Prazo de entrega

Um dos pontos negativos de adquirir um automóvel com CNPJ é o fato de que você só o receberá no prazo da montadora, o que pode levar até 50 dias no pior dos casos.

Isso significa que você poderá ficar até quase 2 meses esperando para receber o carro que comprou. É bastante tempo.

Limite em caso de MEI

Se o seu CNPJ for de um MEI, o que é o caso em grande parte das vezes, há um limite financeiro do valor do automóvel a ser comprado. Isso porque o MEI não pode ganhar mais do que R$81.000,00 em um ano, o que significa que o seu financiamento está limitado a esse montante.

Carro 0km

Sim, essa é uma vantagem citada antes, mas também pode ser uma desvantagem dependendo de como analisarmos. Afinal, só poder comprar um carro 0km significa que você não poderá comprar um seminovo.

Em alguns casos, é interessante ter a opção de comprar um seminovo enxuto, por um preço bem mais em conta. Mas isso não é permitido.

Vale a pena comprar carro com CNPJ?

Considerando tudo isso que vimos, a questão que fica é se vale ou não a pena comprar carro com CNPJ. A resposta é que depende muito do seu contexto.

Caso você realmente precise do automóvel, essa é uma opção válida, especialmente porque tem um preço mais baixo do que o comum. No entanto, é importante ter em mente que você comprará o carro com algumas restrições.

Por exemplo, não poderá vender o carro por pelo menos 12 meses. Caso venda-o antes disso, terá de devolver o valor isento de impostos, de acordo com o Convênio ICMS 67/18.

Resumindo: caso o automóvel seja importante para você, vale a pena optar por ele com o CNPJ. Se não, vale a pena ver outras opções.

E aí, você já pensou em comprar carro com CNPJ? Conte pra gente nos comentários abaixo!