Por que contratar um seguro para o seu automóvel?

Por que contratar um seguro para o seu automóvel?
Postado em: 14 de dezembro de 2020
Compartilhe

Por que contratar um seguro para o seu automóvel?

Obter um seguro para seu carro pode ser um excelente meio de proteger você e seus familiares, principalmente, em casos de acidentes, roubos e furtos.

Carros mais visados por bandidos, como os veículos que possuem blindagem de carros, costumam ter um preço diferenciado.

Hoje em dia, a segurança deve ser um item prioritário quando falamos de automóveis. Isso porque cada vez mais veículos estão em circulação, aumentando o tráfego e as chances de acidentes.

Além disso, quanto mais pessoas compram e utilizam automóveis, mais isso chama a atenção de pessoas mal intencionadas que utilizam de subterfúgios para roubar ou furtar veículos de diversas marcas e modelos.

É preciso entender os motivos para contratar um seguro de veículos, para que você entenda quais são os benefícios que estará adquirindo junto da proteção que a apólice garante.

Embora não seja como uma manutenção de aeronaves, ainda dá bastante trabalho cuidar de um automóvel, e o seguro pode oferecer opções e alternativas muito mais em conta.

Preservação patrimonial

Um automóvel no Brasil é um bem custoso, e é parte integrante de um patrimônio, mas mesmo que você tome muito cuidado e proteja o máximo que puder, não pode garantir imunidade ao veículo de roubos e furtos.

Alguns modelos e marcas são mais afetados, mas isso não impedirá um bandido de agir em seu veículo.

Não basta cuidar do exterior de seu carro, levando-o até uma cabine de pintura automotiva. É preciso se preocupar com a segurança em primeiro lugar.

Por isso, ter um seguro auto é extremamente importante. Com esse tipo de benefício, você recebe um reembolso referente ao investimento aplicado no carro, permitindo que você consiga se estabelecer e comprar um novo veículo nos mesmos moldes.

Além disso, a seguradora se torna responsável por cuidar de toda a burocracia do processo, não fazendo você perder tempo com esse tipo de coisa.

Responsabilidade civil

Quando nos envolvemos em um acidente, não é somente você e seu veículo que estão em risco. Todos os envolvidos direta ou indiretamente no acidente devem ser responsabilizados, especialmente em casos onde alguém se machucou.

Por isso, muitos seguros oferecem versões especiais exclusivas para terceiros, garantindo assim que qualquer pessoa que lidou com o evento de um acidente de trânsito consiga se proteger legalmente e prestar socorro.

É preciso ser responsável com relação às atribuições de uma pessoa envolvida em um acidente. Por isso, a prevenção ainda segue sendo o melhor caminho após a contratação do seguro.

Serviços importantes

Além da proteção incumbida no seguro, existem uma série de vantagens ao contratar o serviço. Alguns recursos podem ser resolvidos em poucos minutos, como a troca de espelhos e vidros quebrados, serviços de chaveiro e outras facilidades

Mesmo que você cuide de seu carro com muito carinho, não há uma garantia de que ele não funcionará quando o momento certo chegar. 

Caso seu veículo esteja em pane elétrica, é possível contar com um serviço de guincho para levar o automóvel até algum lugar seguro.

Condutores habilitados

Muitas vezes, o seguro permite que mais de um motorista seja beneficiado em caso de contratação do seguro. Isso significa que mais de uma pessoa está habilitada para conduzir o veículo e se beneficiar com as vantagens do seguro.

Inclusive, os valores mudam conforme alguns elementos especiais, por exemplo:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Estado civil;
  • Quantos Condutores o veículo tem;
  • Entre outros.

Esse tipo de identificação permite que, em caso de acidentes pessoais, o veículo tenha direito à cobertura do seguro, independentemente de qual dos condutores habilitados estava no veículo.

Como contratar um bom seguro?

Existem diversas operadoras de seguros automobilísticos, desde as mais renomadas até algumas opções bem em conta. 

Por isso, utilizar um bom seguro parece uma tarefa não muito difícil. Se você trabalhar com um corretor de seguros, metade de seus problemas já se resolvem.

Uma lona para caminhão pode ajudar a proteger o carro de intempéries do tempo, mas o seguro segue sendo essencial para diversos outros fatores, por exemplo, acidentes ou problemas mecânicos.

Isso porque o corretor irá identificar dentre as principais empresas de seguro no mercado e realizar diversas cotações, para que você possa escolher entre as mais completas e as mais simples, garantindo que a opção estará dentro do seu orçamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.