Segurança de caminhões na entrega de cargas pesadas

Segurança de caminhões na entrega de cargas pesadas
Postado em: 03 de julho de 2020
Compartilhe

A segurança de caminhões na entrega de cargas pesadas é fundamental para a proteção de todos os envolvidos no trabalho.

Isso porque a jornada de um operador de entregas de cargas pesadas é bastante desafiadora. Muitas vezes o profissional trabalha em horários incertos e tem sempre a preocupação com o que está carregando.

Um exemplo disso são os caminhões que transportam o botijão de gás em São Paulo. Até chegar ao destino o caminhão pode passar por diversas situações no transporte, por isso a segurança se faz necessária.

Então é possível perceber que existem desafios, tanto para os proprietários das frotas de cargas pesadas como para os motoristas que transportam o veículo.

Como acontece o transporte de botijão de gás de cozinha

Com um dos exemplos de produtos de alta periculosidade e carga pesada, é o caso do botijão de gás. Este deve chegar em segurança em seu destino, e também ser transportado e manuseado de forma segura por todos os envolvidos na cadeia.

E para que o botijão de gás seja transportado de maneira segura é necessário que o mesmo seja regularizado por órgãos cabíveis. Nesse sentido, a regularização dos transportes de carga pesada acontece através da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Dessa forma, com um órgão responsável, existe uma maior garantia de segurança para os caminhões e para os clientes finais.

Ainda assim, outra preocupação é constante para as empresas e operadores de veículos de carga pesada, vejamos a seguir.

Segurança nas vias públicas dos transportes de carga

Uma constante preocupação para as empresas que trabalham com caminhões de carga pesada é a insegurança das estradas. Afinal, as vias públicas não possuem segurança adequada nas estradas e esse fato acontece em todo o Brasil.

Por isso essa é uma constante preocupação da logística que depende das estradas para a entrega dos produtos.

Sem contar que devido a falta de estrutura nas estradas, que em sua maioria são esburacadas, os caminhões de carga quebram com mais facilidade. Principalmente os pneus e suspensões dos veículos. Estes são os que mais sofrem com as consequências das estradas ruins.

Com isso, o custo das operações acaba subindo, pois as manutenções da frota precisam ser feitas com uma maior frequência.

Outro fator que faz com que a logística sofra são os pedágios e o combustível com preços elevados e diferentes de uma região para outra. Então, se um caminhão vai de São Paulo para o Mato Grosso do Sul, por exemplo, precisará de várias paradas para abastecer.

E com isso vai enfrentar um aumento visível de valores em relação ao produto que está carregando.

Somando tudo isso, chegamos a conclusão de que a segurança dos caminhões e da carga pesada que está sendo carregada acaba se tornando uma tarefa difícil. E por isso algumas considerações sobre a segurança de toda a logística de transportes de cargas pesadas deve ser considerada.

Dessa forma, desde os cuidados mais simples, podem ajudar tanto o motorista quanto a empresa de transporte.

Cuidados importantes para entregas de cargas pesadas

Alguns cuidados podem fazer a diferença em sua logística com relação a segurança do transporte de cargas pesadas. Confira:

●    Conheça a carga que transportará

Uma constatação importante é que você saiba exatamente o que está carregando em seu caminhão ou veículo da frota. Para isso fichas de identificação do produto e notas fiscais são fundamentais.

E nesse processo o tipo de carga também deverá ser levado em conta em relação com o caminhão que fará o transporte.

Isso porque o sobrepeso de uma mercadoria, além de ser proibido, também pode danificar o meio de transporte.

●    Produtos mal embalados representam prejuízo para a empresa

Muitas vezes o produto a ser transportado é frágil e pode quebrar pelo caminho. Por isso, a embalagem do mesmo deve ser verificada antes do embarque.

O manuseio dos ajudantes que colocarão o produto no caminhão também deve ser observado, pois a carga é um fator importante na segurança de todos.

Além disso a carga deve estar bem presa no transporte, pois conforme já falamos no início as condições das estradas não são favoráveis para os motoristas. E caso a carga seja entregue com avarias para o cliente final, o prejuízo para a empresa também será percebido.

Portanto embalagens especiais de transporte são itens essenciais para a segurança de todos.

●    A escolha da rota ao destino

Além dos dois primeiros cuidados, a logística deve sempre considerar a melhor rota para entrega do produto ao destino. De nada adianta evitar um pedágio para economizar dinheiro, e circular por uma estrada esburacada.

Pois o resultado serão prejuízos com os itens transportados, e também com a estrutura do caminhão, que podem custar muito mais.

Além disso deve-se levar em conta a segurança do condutor, pois rotas com pouca movimentação podem ser mais propensas a assaltos. E como esse é um medo constante das empresas de transporte de cargas pesadas, pode-se calcular a rota gratuitamente pelo Google.

Por fim, é importante utilizar a tecnologia disponível ao nosso favor. Nesse sentido, hoje a tecnologia nos permite rastrear o transporte e trazer mais segurança para quem o está operando.

●    Manutenções preventivas

Finalmente, as manutenções preventivas também fazem parte da segurança do veículo e são necessárias para a condução do caminhão.

Pois caso se perceba algum problema antes da entrega sair de São Paulo, por exemplo, pode-se trocar a tempo o caminhão por outro, ou até mesmo realizar a reposição de uma peça danificada.

A inspeção deve ser verificada principalmente nos seguintes itens do transporte de carga pesada:

  • Pneus;
  • Freios;
  • Fluídos de motor e freio;
  • Suspensão a amortecedores;
  • Itens elétricos.

Com as medidas acima o transporte poderá circular com muito mais segurança para todos os envolvidos na operação.

Conclusão

Esses são todos os desafios que a logística tem para que o transporte seja feito em segurança. E além disso, geralmente as cargas que são transportadas nesses tipos de operação possuem valores elevados.

Por isso a segurança em toda a cadeia da operação deve ser observada conforme abordamos nesse texto.

E claro que um trabalho bem realizado significa que o cliente confiará muito na mais na empresa de logística ou na empresa responsável pelo produto entregue. Lembrando que a segurança tanto da carga como do condutor do veículo é fundamental para a realização da entrega.

Outra consideração importante que deve ser observada é a experiência do condutor bem como as condições em que ele vai trabalhar.

Mas graças à tecnologia, e com a roteirização e rastreamento da viagem a ser realizada, alguns imprevistos podem ser evitados. Como uma estrada ruim ou um local de má reputação, além de trazer uma economia para a empresa e menos quebras no veículo.

E seguindo as recomendações de segurança sua logística ficará muito mais satisfeita com a entrega dos produtos.