DIREÇÃO ELÉTRICA x DIREÇÃO HIDRÁULICA: ENTENDA A DIFERENÇA

DIREÇÃO ELÉTRICA x DIREÇÃO HIDRÁULICA: ENTENDA A DIFERENÇA

Direção Hidráulica

É o modelo mais comum e antigo.

Impulsionada pelo motor, uma bomba faz com que o óleo circule dentro da caixa de direção fazendo com que o volante fique mais leve. Na hora de realizar uma manobra, por exemplo, o óleo exerce uma pressão como se fossem dois pistões empurrando a direção para um lado e para o outro.

Direção elétrica

Um motor elétrico acoplado à direção auxilia na rotação do volante, facilitando as manobras. Dispensa o uso de óleo, bomba, correia e mangueira, acessórios próprios da direção hidráulica.  Mesmo sem a bomba hidráulica, este sistema também deixa os movimentos do motorista mais leves. Ao contrário da hidráulica, a direção elétrica não deixa o motor perder potência, além de consumir menos combustível. Caso o carro tenha uma pane elétrica, a direção continua funcionando, apenas ficará mais dura.

Em relação a manutenção, no sistema de direção hidráulica a revisão consiste principalmente na verificação da existência de vazamentos no óleo da direção, já no sistema de direção elétrica apenas em caso de alguma pane elétrica é que provocará danos ao seu funcionamento.

 

Veja as oficinas que prestam este serviço