MANUTENÇÂO DE CARROS BLINDADOS

MANUTENÇÂO DE CARROS BLINDADOS

 

A Blindagem automotiva permite que o motorista se sinta mais seguro, e tenha certeza de que sairá ileso em alguma situação perigosa de trânsito. Mas o custo é alto: na média, um peso adicional de 150 kg em um sedã médio e preço a partir dos R$ 50.000.                                            

O nível III-A representa mais de 90% dos carros que saem das blindadoras.  Apesar de haver outros níveis mais baratos, o III-A é o preferido, pois suporta tiros de qualquer arma de mão, mesmo as mais poderosas, como uma pistola calibre 9 mm, revólver .44 Magnum. e até submetralhadoras. 

Todo carro blindado deve passar por manutenção  cada 6 meses, e a manutenção inclui:

  • Lubrificação das canaletas;
  • Ajuste das máquinas dos vidros;
  • Ajuste da forração das portas;
  • Nivelamento das portas;

Outro item muito importante é a revisão dos pneus. Com a blindagem, um peso extra é adicionado a lataria e aos vidros dos veículo. Isso gera um desgaste maior dos pneus, que devem ser revisados a cada 5.000 km, e trocados se necessário.

A limpeza dos vidros:

Os vidros são um dos pontos que mais exigem atenção de todo motorista. Nos blindados, acontece o mesmo: por serem vidros especiais, com camadas de policarbonato, exigem alguns cuidados diferenciados:

  • Para a lavagem, recomenda-se, apenas água e sabão neutro especialmente nas janelas laterais. O uso de produtos abrasivos ou força excessiva podem estragar o mecanismo de sustentação dos vidros e impedir o funcionamento apropriado;
  • Outro cuidado importante é com o uso dos vidros. Por serem mais pesados do que os originais de fábrica, os mecanismos de subida e descida precisam ser modificados e são sensíveis ao uso constante. Por isso, é indicado que carros blindados andem somente de vidros fechados.

 

 

 

Veja as oficinas que prestam este serviço