Problema crônico BMW: retentor de válvulas motor N46

Veículos BMW equipados com o motor N46 (modelos 118i, 120i, 318i, 320i e X1, fabricados dentre 2006 a 2015) frequentemente apresentam um problema que pode preocupar seus proprietários: o excesso de fumaça saindo pelo escapamento, especialmente durante o primeiro funcionamento do motor após o carro permanecer desligado por algumas horas ou durante a noite.

Esse sintoma pode indicar um problema interno no motor que merece atenção imediata para evitar danos mais graves.

Um dos fatores mais comuns associados a esse fenômeno é o desgaste dos retentores de válvulas, componentes essenciais que desempenham um papel crucial na vedação do sistema de combustão.

Os retentores de válvulas são projetados para impedir que o óleo lubrificante dos comandos de válvulas e do sistema Valvetronic entre na câmara de combustão.

Quando esses retentores começam a falhar, geralmente devido ao ressecamento causado pelo tempo e uso contínuo, o óleo pode vazar para dentro dos cilindros, resultando na queima do óleo junto com o combustível.

Essa queima de óleo é a principal responsável pela fumaça branca ou azulada que pode ser vista saindo pelo escapamento, especialmente no primeiro arranque do dia.

O motor N46 é conhecido por sua sofisticação tecnológica, incorporando sistemas avançados como o Valvetronic, que controla a elevação das válvulas para otimizar a eficiência e o desempenho do motor.

No entanto, essa sofisticação também torna o motor mais suscetível a problemas relacionados ao desgaste de componentes como os retentores de válvulas.

Com o tempo, os retentores, que são feitos de um composto de borracha, perdem sua elasticidade e começam a ressecar.

Este ressecamento reduz a capacidade dos retentores de vedar adequadamente as válvulas, permitindo que o óleo passe para a câmara de combustão.

Além do desgaste natural dos retentores de válvulas, é importante considerar que o excesso de fumaça também pode ser causado por outros problemas, embora menos frequentes.

Problemas como anéis de pistão desgastados, guias de válvulas comprometidas ou falhas em outros componentes de vedação do motor também podem resultar na queima de óleo e, consequentemente, na emissão de fumaça.

Contudo, na grande maioria dos casos observados em motores N46, o ressecamento dos retentores de válvulas é o principal culpado.

A substituição dos retentores de válvulas é a solução mais indicada para resolver o problema de excesso de fumaça.

Este procedimento requer o desmonte parcial do motor, o que deve ser feito por uma oficina especializada em motores BMW.

Durante o processo, é recomendável que seja realizada uma inspeção minuciosa de todo o sistema de vedação do motor, incluindo as guias de válvulas e os anéis de pistão, para garantir que não haja outros problemas que possam estar contribuindo para o sintoma.

A substituição dos retentores de válvulas pode exigir uma mão de obra especializada e tempo, mas é um investimento necessário para preservar a saúde do motor e evitar complicações mais sérias, como o desgaste prematuro dos catalisadores ou até mesmo a falha completa do motor.

.

Em caso de dúvidas, ou se você estiver com este problema de motor fumando em seu veículo BMW, a Scuderia Imports é oficina especializada neste serviço:

SCUDERIA IMPORTS

Endereço: Rua Pixibás, 35 – Tucuruvi, São Paulo – SP

Telefone: (11) 2981-3548

Whatsapp: (11) 2981-3548

.

retentor de válvulas BMW, excesso de fumaça saindo pelo escapamento da BMW; problema crônico de BMW