Troca de Óleo Evoque: Manutenção Land Rover

Você é um proprietário(a) de um Range Rover/Land Rover e quer saber mais sobre a troca de óleo Evoque, neste post temos algumas informações importantes para você.

De acordo com o manual do proprietário do Land Rover Evoque, os lubrificantes recomendados oficialmente pela montadora Jaguar/Land Rover para as trocas de óleo são os seguintes e devem atender as especificações:

  • Land Rover STJLR.03.5005
  • ACEA C1
  • API SN/CF

ACEA

A ACEA (Associação dos Construtores Europeus de Automóveis) é uma organização que representa os fabricantes de automóveis europeus. Ela desenvolveu um sistema de classificação de óleos do motor que divide os óleos em três categorias:

  • C – Óleos para motores a diesel de veículos leves
  • E – Óleos para motores a diesel de veículos pesados
  • A/B – Óleos para motores a gasolina e diesel de veículos leves

Cada categoria é dividida em subcategorias que representam diferentes níveis de desempenho. As subcategorias são identificadas por letras e números. Por exemplo, o óleo ACEA C2 é um óleo para motores a diesel de veículos leves com baixo teor de enxofre e fósforo.

API

O API (American Petroleum Institute) é uma organização que representa a indústria petrolífera americana. Ela desenvolveu um sistema de classificação de óleos do motor que divide os óleos em duas categorias:

  • S – Óleos para motores a gasolina
  • C – Óleos para motores a diesel

    Cada categoria é dividida em classes que representam diferentes níveis de desempenho. As classes são identificadas por letras. Por exemplo, o óleo API SN é um óleo para motores a gasolina de última geração.

O lubrificante Land Rover STJLR.03.5005 é um óleo sintético de alta performance desenvolvido pela Castrol Edge especificamente para motores Land Rover com sistemas de pós-tratamento de gases, como o filtro de partículas diesel (DPF). Ele atende às especificações ACEA C1 e API SN/CF, que garantem excelente proteção ao motor, economia de combustível e redução das emissões.

O intervalo de troca de óleo recomendado pela Land Rover para o Evoque é de 12.000 km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro. No entanto, esse intervalo pode ser reduzido em condições de uso severo, como tráfego urbano intenso, condução em estradas de terra ou reboque de cargas pesadas.

Em condições de uso severo, o intervalo de troca de óleo recomendado é de 6.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.

É importante observar que o intervalo de troca de óleo deve ser sempre verificado no manual do proprietário do veículo.

Aqui estão algumas dicas para prolongar a vida útil do óleo do seu Evoque:

  • Evite dirigir com o motor frio.
  • Evite acelerar bruscamente ou frear com força.
  • Troque o óleo e o filtro regularmente, de acordo com as recomendações do fabricante.
  • Use um lubrificante de alta qualidade, recomendado pela montadora.

A troca regular de óleo é uma das manutenções mais importantes que você pode realizar em seu Evoque. Ela ajuda a proteger o motor contra o desgaste, a reduzir o consumo de combustível e a melhorar o desempenho do veículo.

Se você tem um Land Rover Evoque e deseja realizar a troca de óleo e filtros do seu veículo com segurança, uma das oficinas indicadas para realizar este serviço é a Motor Point:

OFICINA MOTOR POINT

Endereço: R. Faustolo, 834 – Lapa, São Paulo – SP, 05041-000

Telefone: (011) 3672-3133

Whatsapp: (011) 91627-6595

troca de óleo evoque; troca de óleo land rover; troca de oléo range rover evoque; troca de óleo e filtros evoque land rover em são paulo