O que é e para que serve a proteção veicular?

O que é e para que serve a proteção veicular?
Postado em: 08 de março de 2019
Compartilhe

Um contrato de plano de proteção do veículo é um contrato de serviço que cobre a avaria mecânica de peças específicas do seu carro após o término da garantia de fábrica. Os planos de proteção de veículos variam de coberturas, que cobrem quase tudo que uma garantia de fábrica cobre, a uma garantia que cobre apenas o essencial.

Os planos de proteção veicular são feitos para cobrir reparos específicos descritos em um contrato. Você pode obtê-los do fabricante ou de fornecedores terceirizados independentes. Existem dezenas e dezenas de empresas de planos de proteção veicular, como a Pratic ABM por exemplo,e é importante escolher uma que seja de acordo com o que você busca.

O objetivo de um plano de proteção veicular é proteger sua carteira dos custos de reparo após o término da garantia de fábrica. Compare as cotações entre os melhores fornecedores de garantia estendida para ver qual deles pode economizar mais dinheiro se ocorrer uma avaria.

E quais os benefícios de contratar um plano?

 Os planos de terceiros podem oferecer ampla cobertura para reparos, ao mesmo tempo em que oferecem mais liberdade do que a garantia do fabricante. Os benefícios podem incluir: 

  • Pagar apenas sua franquia para reparos cobertos
  • Ir a qualquer oficina de sua escolha
  • Obter assistência na estrada, aluguel de carro e cobertura de interrupção de viagem
  • Cobrir seu veículo por muito mais quilômetros do que a garantia de fábrica

É muito importante analisar se o valor do plano vale a pena para você. Muitas marcas de automóveis já são conhecidas por sua confiabilidade, enquanto outras não. Sempre há a chance de você não usar o plano no valor total, mas, ao mesmo tempo, há a chance de ele se pagar muitas vezes.  

Portanto, com um plano de proteção, você está pagando por duas coisas principais: reparos futuros em seu carro e a segurança de que certos reparos em seu carro estão cobertos. 

Mas mesmo com seguro no seu automóvel, é essencial ter um valor reservado para reparos de veículos. Nenhum plano cobre 100% do seu carro, e todos os planos de proteção têm certos requisitos para que os reparos sejam cobertos. Mas ter um plano pode definitivamente aliviar parte do estresse financeiro de reparos repentinos!

A melhor coisa que você pode fazer quando tem um plano de proteção veicular é seguir o cronograma de manutenção recomendado para seu carro. Na verdade, essa é uma condição que muitos planos de cobertura estendida exigem. 

Ter um plano de proteção veicular não é desculpa para sentar e deixar seu carro deteriorar. Se você não for cuidadoso com o seu carro, há uma chance maior de ter algum problema. Se um provedor de cobertura descobrir que você não seguiu os procedimentos de manutenção padrão, ele poderá negar sua solicitação de reparo. 

A manutenção padrão inclui trocas regulares de óleo, rotações de pneus, verificações de fluidos e serviços maiores em intervalos de quilometragem. A maioria dos planos de proteção veicular também não cobre itens de desgaste, como filtros e mangueiras.