Produtividade e qualidade: Preserve o seu carro

Produtividade e qualidade: Preserve o seu carro
Postado em: 18 de dezembro de 2020
Compartilhe

Produtividade e qualidade: Preserve o seu carro

Comprar um carro é um investimento, mas conservá-lo também é, pois é mais fácil vendê-lo quando está em bom estado, sem falar que você evita uma série de problemas que podem surgir com o tempo.

Cuidar bem de um automóvel exige atenção em alguns pontos do dia a dia relacionados à manutenção, e também à higiene. Sem falar que a direção defensiva também ajuda a conservá-lo.

Pensando nisso, neste artigo, separamos algumas dicas para você preservar o seu automóvel por muito mais tempo. Então, se você tem dúvidas sobre o assunto, confira até o fim este texto.

A importância de cuidar bem do carro

A utilização diária dos veículos pode desgastá-los, por isso, quanto mais você cuida dele, mais qualidade ele terá em seu funcionamento, fazendo-o também durar mais.

Na verdade, se a intenção é economizar, logo na compra de um seminovo é importante averiguar se o carro não possui algum problema grave.

Ou, ainda, se for comprar um veículo zero, é interessante escolher aquele que tem peças fáceis de serem encontradas, pois isso aumenta sua produtividade e também ajuda a economizar.

O fato é que, independentemente da marca ou ano de fabricação do carro, ele precisa ser bem cuidado, tanto aquele que será pouco usado pelos donos quanto aquele que roda mais, como os veículos de empresa transporte.

As revisões, manutenções e os cuidados com a higiene e limpeza de seu veículo, bem como uma direção defensiva são importantes para preservar seu estado.

No entanto, mesmo com todos esses cuidados, é natural que ao longo do tempo as peças se desgastem, e o quanto antes você trocá-las, bem como lidar com os pequenos problemas, por mais tempo vai evitar danos maiores ao seu carro.

Só que você sabe como fazer para ter todo esse cuidado com seu veículo? No tópico a seguir, vamos falar mais sobre isso.

Confira dicas para preservar o carro  

Existem alguns cuidados indispensáveis com seu veículo que devem ser tomados no dia a dia, como análise de água ou fluido do motor, e outras como conduzir o carro com cuidado e precaução.

Além de evitar danos ao veículo, também protege a sua vida e a vida das outras pessoas que circulam pelo trânsito. Ademais, é uma maneira de preservar as peças originais do veículo, principalmente a lataria.

Também fique atento ao abastecer, visto que, infelizmente, em muitos postos, o combustível é adulterado ou de baixa qualidade. Ao longo do tempo, isso pode trazer problemas maiores, como:

  • Avarias no motor;
  • Problemas de aceleração;
  • Desgaste de peças;
  • Entupimento de bicos e velas.

O ideal é escolher um posto de confiança e abastecer sempre nele. Agora, se estiver longe e precisar recorrer a outro estabelecimento, verifique se ele usa filtro em suas bombas.

Além desses cuidados diários que ajudam a preservar vários aspectos do seu meio de transporte, como a correia transportadora, existem outros.

Um deles é a manutenção preventiva, principalmente do motor e todo o seu sistema. Leve seu veículo ao mecânico a cada 6 meses para averiguar pastilhas de freio, filtro de óleo, alinhamento e balanceamento, ou a cada 10 mil km rodados.

Quanto à bateria, para fazê-la durar mais, não deixe a chave virada na ignição e preserve-a sempre limpa. Além de cuidar do funcionamento de outras partes do carro, faz com que a bateria dure mais tempo.

Fora os cuidados mecânicos, é importante preservar a pintura do seu veículo, afinal, se você pretende vendê-lo mais pra frente, precisa se atentar a isso também.

Evite colar adesivos de papel que danificam a pintura e use produtos adequados na hora de lavar. Faça a higienização com uma empresa credenciada e aposte na cera, pois ela ajuda a preservar a pintura, retardar a oxidação e criar uma barreira protetora.

Por fim, sempre estacione o carro na sombra, pois a exposição prolongada à chuva ou ao sol enferruja a lataria. Por fim, outro ponto de atenção é quanto ao polimento em excesso, essa ação pode gerar alguns problemas.

Conclusão

Todo cuidado com seu carro, como procedimento de tapa furo, manutenção, lavagem e higienização deve ser feito com profissionais especializados.

Cabe a você ter uma direção consciente e defensiva, bem como se atentar aos cuidados básicos do dia a dia que mencionamos neste texto.

Não se esqueça, também, de avaliar as condições dos pneus, não apenas pelo veículo, mas também pela sua segurança.

Seguindo as dicas que demos aqui, temos certeza de que seu carro estará sempre em perfeito estado de funcionamento, sendo mais produtivo e com muito mais qualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.