Quais peças de um automóvel precisam de cuidados especiais

Quais peças de um automóvel precisam de cuidados especiais
Postado em: 18 de dezembro de 2020
Compartilhe

Um automóvel requer diversos cuidados para seu bom funcionamento, mas algumas peças em especial precisam de atenção periódica.

Dirigir é um ato muitas vezes prazeroso, além de ser uma medida confortável de transporte. Muitas vezes, é ideal tanto no trabalho, para se locomover até o escritório ou para visitar clientes, quanto nas férias, aproveitando para conhecer um lugar novo e diferente.

Entretanto, é preciso que todos os cuidados sejam tomados para que o veículo não se torne um problema.

Alguns elementos podem ser cuidados com uma boa preservação, como a pintura, que pode ser mantida com a utilização de uma cobertura para carros na garagem.

Normalmente, seguir as revisões programadas e ter um mecânico de confiança também são estratégias ótimas para manter a vida útil do veículo.

Entretanto, alguns dos problemas comuns podem ser evitados se você mantiver um cuidado maior sobre determinadas partes do carro.

Essas peças, normalmente, são aquelas que, em caso de qualquer tipo de pane, impedirão o carro de sair do lugar, portanto mesmo que haja um cuidado correto com o carro, é preciso redobrar a atenção com esses itens em particular.

Motor

O motor é o coração de um veículo. Se você tiver problemas com ele, existem grandes chances de que o carro não funcione. Mesmo que o veículo ainda ligue e funcione, um problema no motor indica graves riscos de acidentes.

Fique de olho sempre para possíveis vazamentos, além de mudanças no comportamento do motor. Trata-se de uma das peças mais caras do carro, então quanto mais cedo você conseguir identificar um problema, menor ele será.

Inclusive, encontrar peças automotivas usinadas para seu motor pode ser um trabalho difícil, então procure sempre mantê-lo em dia.

A manutenção periódica do motor é fundamental para a vida útil de seu carro. Ele pode durar muito tempo se seu cuidado for constante, uma vez que os motores costumam ser bem resistentes se estiverem sem nenhum problema.

Freios

Os freios são essenciais para sua segurança, tanto a de quem estiver dentro do carro quanto de terceiros. 

Esses itens são responsáveis pela parada do carro, e uma falha nos freios pode ser fatal. Por isso, este é um dos elementos de segurança que mais deve ser verificado.

No trânsito, somos responsáveis pelas vidas de todos ao nosso redor, então manter os freios em dia deve ser uma prioridade para evitar atropelamentos, acidentes, colisões e outros tipos de problemas.

Por exemplo, uma empresa transporte que utiliza muito seus veículos deve ter vigilância constante desse tipo de recurso.

Para isso, é preciso conferir sempre todos os elementos de um sistema de frenagem, que são:

  • Pastilhas de freio;
  • Discos de freio;
  • Lona;
  • Tambor;
  • Cabos de freio.

Vale lembrar que as luzes de freio também devem ser constantemente verificadas, bem como os fluidos, que são de extrema importância.

Elétrica

A elétrica é fundamental para o funcionamento de um veículo. A bateria é responsável por ativar todos os elementos do carro, como ignição, luzes, computador de bordo e muito mais.

Apesar de ser recarregável, a bateria tem uma vida útil de até um ano, sendo ideal que se verifique a cada seis meses toda a parte elétrica do carro. Assim, você consegue identificar se houver qualquer tipo de falha, garantindo uma segurança muito maior na direção.

Outro elemento importante da parte elétrica do carro é o alternador. Ele é o responsável pela recarga da bateria, e se não estiver funcionando perfeitamente, pode acabar te deixando na mão.

Por isso, é sempre bom manter atenção com relação à bateria e outros elementos elétricos do carro.